segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Mais uma vitória... mais uma goleada!

Diz a tradição das últimas épocas, que os jogos entre Vera Cruz e Corval acabam sempre com muitos golos. Mais uma vez a tradição manteve-se. Desta feita com o Corval a golear por 4-0, curiosamente, repetiu o resultado da época passada e também o da jornada 8 frente ao Azarujense.
Numa partida que se adivinhava difícil para ambas as equipas, uma vez que, a turma da casa só tinha sofrido 3 golos em casa à partida para esta jornada, e o Corval que apenas tinha 2 golos marcados fora do seu reduto.
Entrou melhor a equipa de S. Pedro do Corval, tomou conta do jogo desde o apito inicial, pressionando o seu adversário que defendia como podia e tentava sair em contra-ataque, ainda que, sem efeitos práticos. Aos 12 minutos de jogo ficámos a perceber como o futebol por vezes pode ser simples e eficaz. Refiro-me claramente ao lance que ditou o primeiro golo dos visitantes. Bruno bateu o esférico para o meio campo adversário, apanhando de surpresa a desatenta defensiva dos da casa, Ricardo Vitorino aproveitou, isolando-se frente a Cláudio que nada podia fazer ante o remate forte e colocado do avançado do Corval.
Com este golo, aquela que parecia ser a estratégia do Vera Cruz caiu por terra. Obrigado a procurar o golo que podia dar o empate, a formação da casa subiu mais no terreno e deixou muitas vezes desguarnecida a sua defensiva, que teve grandes dificuldades em parar os avançados Roberto e Ricardo Vitorino, este último que viria a aumentar a vantagem do Corval aos 34 minutos, num lance em tudo idêntico ao do golo inaugural, em que Cláudio estando mais atento do que os seus defesas, escorregou na altura de pontapear a bola para longe, deixando assim a sua baliza à mercê de Ricardo Vitorino que não se fez de rogado e aumentou a contagem. Ao intervalo a vantagem do Corval justificava-se plenamente, uma vez que foi a melhor equipa em campo, pela atitude e pelo futebol objectivo apresentado, que “sufocou” completamente o seu adversário, que apenas teve um lance de perigo já mesmo ao cair do pano dos primeiros 45 minutos.
A 2ª metade do desafio trouxe um panorama diferente. Com o Corval em vantagem por duas bolas a zero, a palavra de ordem era gerir e esperar pela iniciativa da turma da casa. Assim foi. Com domínio consentido, o Vera cruz partiu em busca do golo. Realizou uma boa 2ª parte, mas foi o Corval que viria a marcar pela terceira vez, numa jogada simples de contra ataque em que Balé, depois de rematar ao poste, fez a recarga e aumentou a contagem à passagem dos 69 minutos, coroando com êxito a jogada de bom entendimento com Ricardo Vitorino. Volvidos 16 minutos, o Corval iria fechar o marcador com o 4º golo, obtido na transformação de uma grande penalidade cometida sobre Ricardo Vitorino, de resto, lance que nos deixou algumas dúvidas, ainda assim, damos o benefício da dúvida ao árbitro da partida que estava a seguir a jogada de perto. Chamado a converter, Roberto não desperdiçou.
Na nossa opinião vitória justa da melhor equipa em campo, por números que podiam ser maiores, mas que ao mesmo tempo também seria um castigo demasiadamente pesado para o Vera Cruz que, apesar de não ser uma equipa com muitos argumentos, lutou imenso e deixou em campo tudo o que tinha, e como diz o povo: “Quem dá o que tem, a mais não é obrigado!”.
No final do encontro, Balé estava feliz com a atitude dos seus jogadores que cumpriram à risca as suas instruções, e mostraram de novo alegria a jogar futebol. O treinador do Corval disse ainda que, o resultado foi justo e que pecou por escasso.
Quanto ao treinador do Vera Cruz, Sr. Francisco Abundância, deixou-nos “pendurados”, ainda assim, mostrando respeito, diga-se o que não tiveram por nós, não quisemos abandonar as instalações sem ouvir um dos intervenientes na partida pelo lado do Vera Cruz, e foi Tiago Rocha, Jogador da casa, que sendo” voluntário à força”, assumiu que ele e os seus companheiros, iriam tentar inverter o rumo dos acontecimentos e fazer uma boa 2ª volta no campeonato.
O árbitro da partida, não fez uma actuação brilhante mas na nossa opinião não comprometeu, excepção feita ao lance da grande penalidade que como já disse, deixou-me muitas dúvidas.
Uma última palavra para Ricardo Vitorino, que por ter marcado dois golos e por ter estado ligado aos outros dois da sua equipa, foi sem dúvida o melhor em campo.

Rui Dener
RC. Alentejo

Nota: Quem nos solicita a constituição da equipa porque só através do blog é que pode acompanhar o nosso clube, deixo aqui a indicação de que pode ouvir os relatos via internet em www.rcalentejo.com.pt.
De qualquer forma no domingo a nossa equipa alinhou com: 1-Bruno Ramalho, 3-Álvaro Cardoso, 4-Cláudio Canilhas, 6-Fernando Marques, 8-David Lameira, 15-António Caeiro, 16-Roberto Cachaço, 20-Ricardo Victorino, 21-Nuno Bernardino, 22-Davide Rodrigues e 23-Balé. aos 70' Victor Bibiu entrou para o lugar de Cláudio Canilhas, aos 82' Ruben Gança entrou para o lugar de Davide Rodrigues e aos 86'Aldo Lourenço entrou para o lugar de Balé.