domingo, 17 de janeiro de 2010

Houve justiça! Corval 3 / Rosário 1

À partida para a 11ª jornada do campeonato, esperava-se um grande jogo em S. Pedro do Coral. O Rosário apresentava-se com a moral elevada, depois de ter batido o Estremoz por 5-2, a equipa orientada por Isaías, deixava no ar um misto de incerteza sobre o que podia fazer neste jogo, sabendo-se que este Rosário tinha apenas uma vitória fora em 5 jogos e estava desfalcada de 3 elementos, com destaque para Fábio Silva, o melhor marcador da equipa. As expectativas aumentaram ainda mais depois de se conhecer a constituição do Corval que apresentava 5 alterações no onze inicial. Esta era outra das questões a ter em conta pois o Corval vinha de uma derrota em S. Manços e tantas alterações podiam funcionar de forma negativa, se tivermos em conta que, dos cinco jogadores chamados ao onze inicial por Balé, 3 deles não têm sido sequer suplentes utilizados.
O Corval alinhou da seguinte forma:
1-Flávio; 4-Canilhas; 8-David Lameira, 9-Vítor Bibiu (7-Tiago Conceição); 10-Sérgio Fialho; 14-Ruben (16-Roberto); 15-António Caeiro; 18-Paulo Bento; 20-Ricardo Vitorino; 21-Nuno Bernardino; 22- David Rodrigues (2-Mário Carrasco).
Após o apito inicial, as coisas começaram a correr bem aos da casa, que logo aos 3 minutos de jogo inauguraram o marcador, com um bom passe de Nuno Bernardino que leu bem o avanço da defensiva visitante, colocando a bola nas costas da mesma isolando Vítor Bibiu que, frente a Balixa (guarda-redes), não desperdiçou. Com maior domínio do Corval que apresentava o bloco defensivo muito subido, o Rosário não tinha espaço de manobra, primeiro porque nos pareceu algo desconcentrado e segundo pela acção do adversário. Com o golo obtido o Corval não abrandou o ritmo de jogo e esteve perto de marcar por duas ocasiões. Num dos lances mais bonitos do jogo, Sérgio Fialho, em jogada individual pelo lado canhoto do ataque, deixou 3 adversários para trás, colado à linha de fundo e no interior da grande área, deixou toda a gente pelo caminho, quando ia para rematar Balixa roubou-lhe o esférico. Outra das oportunidades foi por intermédio de Paulo Bento, na cobrança de um livre sobre a esquerda, a que Balixa correspondeu com uma grande defesa desviando a bola pela linha final.
Já cheirava a intervalo no parque desportivo de corval, quando o técnico do Rosário mexe na equipa, fazendo entrar Caradas para o lugar de Tiago. Caradas acabado de entrar, na 1ª vez que toca na bola, fez o golo do empate. Numa jogada sem perigo aparente para a baliza do Corval, surge o remate de Ema, Caradas, como por instinto, coloca o pé à bola fazendo um chapéu a Flávio que nada podia fazer. Com intenção ou não, o que é certo, é que o golo de Caradas foi de belo efeito, coroando com êxito uma das poucas jogadas de ataque dos forasteiros durante a 1ª parte do desafio.
Na 2ª metade, nada de novo. A jogar em casa o Corval, tinha que procurar o golo da vantagem, no entanto, ainda nos primeiros 15 minutos, reclamou-se grande penalidade na área dos da casa. Ficou a sensação que David Rodrigues tocou a bola com a mão, o árbitro de frente para o lance nada assinalou, na única jogada polémica do encontro. Pouco depois, já com Roberto em campo, o Corval aumentou a vantagem. Ricardo Vitorino, deu o melhor seguimento a uma boa jogada de Roberto, que depois de deixar alguns adversários pelo caminho isolou Ricardo Vitorino, que rematou forte sem qualquer tipo de hipótese para Balixa. Oito minutos depois foi a vez de Roberto fazer o gosto ao pé, correspondendo da melhor maneira ao passe de Tiago Conceição. Até final da partida, ainda tivemos tempo para ver dois grandes lances de futebol em qualquer parte do mundo. Os protagonistas foram os mesmos; Paulo Bento e Balixa. O 1º momento foi um grande remate de fora da área que levava selo de golo, depois numa jogada de génio de Paulo Bento, que fez passar a bola por cima de si próprio conseguindo bater toda a defensiva do Rosário, rematou isolado só que Balixa respondeu com a defesa da tarde. No final, a vitória do Corval não sofreu contestação, porque venceu a melhor equipa em campo. Isto mesmo reconheceu o técnico Isaías, em palavras à RC. Alentejo apontou como razões para a derrota alguma desconcentração e talvez excesso de confiança da sua equipa. Ainda em declarações à mesma rádio, o técnico que foi expulso no decorrer da 2ª metade, queixou-se da dualidade de critérios do árbitro do encontro, no entanto destacou o mérito da vitória do seu adversário.
Balé no final do encontro, estava satisfeito com a atitude dos seus jogadores realçando que a mexida na equipa fora um a aposta ganha.
Quanto ao árbitro, Sr. José Canaverde, não esteve brilhante, mas também não deixou saudades, principalmente aos homens do Rósario.
A última palavra é de apreço, para quem trata do pelado do parque desportivo de Corval, que apresentava um óptimo estado, depois de ter havido jogo de infantis algumas horas antes e tendo em conta que tem chovido imenso nos últimos dias.

Rui Dener
RC. Alentejo

Infantis Goleiam o Montoito

Já com a passagem assegurada á fase final do campeonato distrital de infantís, os nossos miúdos receberam e golearam por 7 bolas a zero a equipa do Montoito Sport Clube. No segundo ano de participação no campeonato distrital de infantis, com um plantel em que a maioria dos atletas ainda são escolas é de facto um feito inédito. Agora vamos aguardar pelo sorteio da segunda fase do campeonato e aí os nossos jovens não terão tarefa fácil, pois vão defrontar equipas muito mais maduras e experientes que a nossa, mas por certo os nossos rapazes vão lutar até á exaustão pela melhor classificação possivel. Força Miúdos, estamos todos convosco.