domingo, 24 de outubro de 2010

CANDIDATO «PUXOU DOS GALÕES»

Sem apelo nem agravo. Assim foi a vitória do Clube de Futebol de Estremoz frente à Casa de Cultura de Corval por 4-2.

Depois de 45 minutos de grande futebol, com muita posse de bola e várias oportunidades criadas, a equipa orientada por José Carlos Mourão resolveu o jogo em apenas cinco minutos com a obtenção de três (!) golos, por intermédio de Ruben, Abegão e Soares (aos 21, 22 e 26 minutos, respectivamente).

Depois da tormenta, Balé mexeu na equipa, ele próprio saiu para dar lugar a Ricardo Vitorino e a verdade é que as coisas melhoraram, não pela saída de Balé, mas porque Vitorino foi jogar ao lado de Zé Belo o que permitiu a Roberto recuar alguns metros no campo, dando uma grande ajuda a Mário Amélio no miolo do terreno (mais uma boa actuação), uma vez que Nuno Bernardino, claramente em sub-rendimento, não dava conta das «encomendas» adversárias. Aliás, em minha opinião, seria Nuno Bernardino a sair e não Balé.

Uma superioridade inequívoca da equipa da casa nesta primeira parte, com uma linha média de meter inveja (Pinto, Abegão, Tracanas e Fábio), uma dupla avançada muito móvel e dinâmica (Ruben e Soares) quando em posse de bola, e um bloco homogéneo e solidário no processo defensivo.

Pelo contrário, a equipa da Casa de Cultura de Corval realizou, talvez, os piores 45 minutos da época, não conseguindo fazer frente à linha média adversária na luta pela posse de bola e completamente desconcentrada a defender, permitindo que o adversário jogasse a seu bel-prazer e criasse várias ocasiões para marcar. Algumas delas desperdiçadas de forma incrível. Não fosse uma exibição «do outro mundo» de André e o saco até poderia ir mais cheio para as cabinas ao intervalo.

Posto isto, a única dúvida residia no facto de se saber como iriam os jogadores das duas equipas reagir ao descanso e ao próprio resultado que se verificava na altura. E foi o Estremoz quem primeiro respondeu a esta dúvida: entrou de rompante, e em apenas três minutos, atirou uma bola à barra, desperdiçou outra grande oportunidade por Ruben e acabaria por fazer o quarto golo através do mesmo jogador. Com 4-0, os três pontos estavam praticamente atribuídos, restava aguardar pelo resultado final, mas como o jogo estava a ser encarado pelas duas equipas, sem grandes preocupações defensivas, esperavam-se mais golos. E houve. Foi a vez do Corval dar um ar da sua graça, já com o Estremoz em descompressão, e marcar por duas vezes, por intermédio de Zé Belo (segundo golo em dois jogos como titular) e Roberto. Mas ficou-se por aí a formação de São Pedro de Corval.

Tentou fazer mais e melhor, é verdade (começou o jogo em 4x1x4x1 e acabou em 4x2x4), mas quando se preparava para fazer o último assalto à baliza de Chuma nos últimos 20 minutos, foi atraiçoada pela condição física dos seus jogadores, pois jogar num relvado sintético não é fácil, para mais para quem não está habituado e o fazia pela primeira vez. Mas valeu pela segunda parte.

Este Estremoz é candidato sim senhor! Mesmo sem ter visto a esmagadora maioria das equipas participantes nesta competição, pergunto: quantos Abegão e Tracanas, entre outros, temos por aí?

Boa mescla entre a juventude e a experiência, equipa dotada de jogadores rápidos e tecnicistas e um bloco que funciona no seu todo. José Carlos Mourão tem razões para estar feliz e acreditar que, a manter estes jogadores e este nível de jogo, é mesmo candidato à subida. Agora, não vão ser favas contadas para ninguém, pois o campeonato vai ser longo, competitivo e há por aí campos e campinhos onde a classe e a qualidade pouco interessam. É preciso saber jogar frente a todos os “adversários”.

Quanto ao Corval, o seu técnico acredita que é igualmente candidato aos primeiros lugares, agora: e os jogadores? A bola está nos seus pés. Balé, em declarações à RC Alentejo no final do jogo, enviou a mensagem «registada e com aviso de recepção», resta aguardar que os destinatários a recebam e a percebam.

Tem jogadores, tem futebol e, no processo ofensivo, continua igual a si própria: produz e desenvolve futebol e cria várias oportunidades, mas é o processo defensivo que está a deitar tudo a perder. Quando o bloco, nomeadamente as compensações, não funciona a defender, quem lhe pode depois valer com uma desvantagem de 0-4? Animicamente é difícil responder a um resultado destes. Há muito trabalho a fazer, mas é urgente que os jogadores reajam e possam responder dentro das quatro linhas quanto antes, ou cavarão, irreversivelmente, o seu próprio «fosso» pontual em relação aos primeiros.

Abegão e Tracano destacaram-se na equipa da casa, enquanto que André e Mário Amélio foram, de longe, os melhores da Casa de Cultura.

Quanto ao trio de arbitragem, pouco há a dizer: bela actuação de Hugo Quintino e seus pares. Aliás, este árbitro está a mais nos distritais de futebol. Não fossem outros interesses que se continuam a levantar no futebol português e Hugo Quintino não faria parte deste filme. Tem qualidade e capacidade para muito mais …. se o deixarem.

Joaquim Oliveira – RC Alentejo

10 comentários:

Anónimo disse...

O que se passa com a equipa? Nao e possivel continuar com este desempenho, nao me parece so culpa do TREINADOR, ha JOGADORES com muito baixo rendimento, e a DIRECÇAO, sao so 2 ou 3? Por vezes, quem esta de fora ve mais que os outros!!!! A CCC MERECE MUITO MAIS, 30 ANOS E COM CAMPO PROPRIO EXIGEM ALGUMA DIGNIDADE.

Anónimo disse...

entao se há jogadores em baixo rendimento de quem é a culpa?
não será do treinador que apostou em jogadores que as outras equipas despensaram?
ja pararam um pouco para pensar.
quem tinha força de lutar por essa camisola que para alguns tinha uma importância enorme, e nem sequer tiveram uma portunidade de se mostrar, admitam que é verdade.

á direcção dou os meus parabens pelo trabalho realizado que tem sido exelente.
mas temos que abrir os olhos e ver que nao é a direcção que joga e que treina os jogadores, por favor respeitem esta camisola e este clube que tudo faz para se sentirem bem.

acredito que com mais vontade e garra vao ter uma palavra a dizer neste campeonato.

FORÇA CORVAL

Anónimo disse...

treinador apostou em jogadores dispensados de outras equipas?tao o amelio, ze belo, amador, mendonça, etc...foram dispensados de algum lado?pelo contrario!tu deves ser um ex-jogador de certeza

Anónimo disse...

muito bem dito sim senhor. com um plantel destes devia existir melhores resultados, não se percebe, quem escolhe é que é responsável, quem os treina também.

Anónimo disse...

4 (quatro) anos, vamos a caminho do quinto e não se ganha nada........
Apenas o direito de dizer-mos que somos candidatos à subida, no inicio da época!
No final é o que se vê!

Ganham balurdios (jogadores e treinadores)...têm o que querem (instalações...equipamentos...enfim tudo).

Algo está mal!.

E quando algo está mal tem que se mudar....foi assim que aconteceu sempre neste clube.....

A instituição esté sempre primeiro...os interesses próprios vêm depois!

Anónimo disse...

Sabem dizer afinal quantas equipas é que vão subir? Agradecia uma resposta.Boa sorte para o C.C.C..

Anónimo disse...

Boa tarde a todos os criticos.
quero apenas deixar uma palavra de apoio ao mister balé, pois não é ele o culpado dos maus resultados apresentados pela equipa.
Para quem não sabe, o significado de equipa é GRUPO DE PESSOAS QUE PROCURAM ATINGIR O MESMO OBJECTIVO.
FORÇA PESSOAL

Anónimo disse...

estão a ver a parte q vos interessa, respeito-vos pq pelo q vejo gostam do clube, agora, ninguem gosta de perder e ninguem aqui luta e vai correr tds os fins de semana, alguns com prejuízo para o trabalho, outros com um sacrificio enorme para poder estar sempre presente pq estão longe, para perder!!agora a casa de cultura de corval, faz 30 anos, é um orgulho para mim pq sou da terra pertencer a esta equipa, um clube q nunca perdeu a dignidade, q tds os outros clubes respeitam, nunca perdeu os seus valores e como disse, ninguem está aqui pa perder, as pessoas tem é de saber ver futebol e perceber q o futebol ñ é só vitórias, se há coisas q detesto, é a falta de humildade e fair-play no mundo do futebol, somos 4/5 jogadores se S. Pedro, de resto tds as pessoas são de fora, deviam era de agradecer as essas pessoas pelo menos, por virem tentar fazer o melhor q sabem e suar a camisola do corval como se da terra deles se tratasse, mas ñ, nem fazem ideia do q se passa dentro do clube e no entanto, atacam as pessoas, incrivel, mesmo!!garanto-vos q ñ tá cá ninguem por interesse, as pessoas(equipa), gostam mesmo do clube, aliás vocês vêem q tds temos audi`s, oferecidos pelo clube,claro!!epá tenham vergonha, estes comentários nem tão pouco arranham a intigridade das pessoas q fazem parte do clube e é lamentável escreverem este tipo de comentários a dizer q a culpa é deste ou daquele.....aqui ñ há culpados.....simplesmente, desporto, alegria, cultura, respeito.....tudo aquilo q a casa de cultura ensina desde á 30 anos pa cá!!!

quanto á critica ao mister, ñ se metam nisso, GRANDE HOMEM, mais ñ digo!!

agora quero deixar aqui uma msg, alguem a vai perceber, é impressionante como é q há pessoas q se dão ao luxo de fazer 100 kms para irem ver um jogo da CCC, com o "intuíto" de chamar nomes aos jogadores da própria equipa, assim q as coisas começam a correr mal, mandar a equipa abaixo......enfim, é revoltante.....!!

á CCC quero desejar as maiores felicidades, os meus PARABÉNS, q continue sempre com os mesmos valores por mts e mts anos....ñ poderei estar presente na festa cm sabem, mas deixo aqui a minha msg....e estarei aí de outra forma, mas estarei!!!

ao Presidente, Obrigado por tudo aquilo q fazes por nós durante toda a semana, dar a cara....ñ apareces só qd interessa, na vitória ou na derrota, no final de cada jogo estás no balneário pa nos felicitar ou pa nos puxar pa cima....se ninguem te dá o devido valor, tens todo um balneário q sabe bem o q tu és para o clube e q reconhece todo o teu valor, todo o teu trabalho, mais ñ digo!!
Para bem do clube, q fiques nessa posição durante mts e mts anos......

ROBERTO 16(Para quem os têm no sitio, doa a quem doer)

Anónimo disse...

ganhamos balurdios?lol...pois sim!
assim é que é falar beto

Anónimo disse...

Em parte o Beto tem razão, admiro-o pela persistencia e vontade de defender a sua dama, mas o Beto ainda é muito jovem, é um puto muito fixe, mas ainda não tem maldade suficiente para ver o que está mais além do esforço que ele e os colegas dele fazem todas as semanas. Com o tempo lá chegarás.