domingo, 17 de outubro de 2010

O MESMO FADO, MAS COM SINA DIFERENTE

Várias oportunidades criadas, outras tantas desperdiçadas, um golo sofrido, intranquilidade e perda de pontos.
Este foi o fado da Casa de Cultura de Corval na época passada, esta só não foi a sua sina no jogo frente ao Santana porque a vitória acabou por sorrir aos pupilos de Balé.
Com várias alterações no «onze» em relação ao jogo de Cabrela, a Casa de Cultura teve tudo para acabar com o jogo logo nos primeiros 45 minutos. Criou várias oportunidades mas desperdiçou-as todas, incluindo uma grande penalidade. Acabaria por marcar num auto-golo de Rui Duarte, aos 34 minutos que, à ponta-de-lança, fez um grande golo, mas na baliza que menos desejaria. E acabaria por ser este golo a marcar o início do fim da resistência do Santana em São Pedro do Corval.
Técnica, táctica e fisicamente mais forte, a equipa da casa foi sempre senhora do jogo, com um clássico 4x4x2, não permitiu qualquer veleidade ao adversário e em posse de bola semeou o pânico junto do último reduto contrário, onde o guarda-redes Rui Freixa e o lateral esquerdo Márcio se mostraram como os mais competentes a defender. Por sua vez, o Corval com um meio campo muito criativo (Mário Amélio, Balé, Nuno Bernardino e Canilhas) e uma dupla avançada muito rápida e móvel (Zé Belo e Bibiu), destroçou por completo um meio campo adversário que cedo deixou de existir, colando-se muito ao quarteto defensivo, e abriu brechas por todos os lados na defesa do Santana. Contra estes factos, poucos argumentos encontrou António Barbosa e os seus pupilos para contrariar a «task force» corvalense. Valeu a tarde desinspirada dos da casa (mais uma) para que o resultado não fosse já desnivelado ao intervalo. Ainda assim, nota de relevo para o excelente golo de Zé belo, num chapéu muito bonito e bem executado a Rui Freixa.
Mas, no futebol a tradição ainda continua a ser o que era e quem não marca arrisca-se a sofrer. Sem que nunca tivesse colocado em perigo a baliza do estreante André Amador, que foi um mero espectador ao longo dos primeiros 45 minutos, a equipa do Santana chegou ao golo por intermédio de João Ravasqueira, na transformação de uma grande penalidade, e fez regressar ao Parque Desportivo de Corval os fantasmas da época passada. De tal forma que os visitantes chegaram a fazer mais em dez minutos do que em toda a primeira parte, aproveitando a intranquilidade da equipa da casa. Não fosse a determinação e o acreditar de Hélio Santos, entretanto lançado na partida por Balé, a fazer um golo algo caricato, e as coisas poderiam complicar-se bastante nos instantes finais da partida.
A vitória do Corval é justíssima, mas peca por muito escassa, e tivesse enfrentado outro adversário com argumentos mais fortes e a sina poderia mesmo confirmar-se. Contudo, é justo reconhecer que esta equipa constrói sempre várias oportunidades de golo nos jogos que realiza, demonstrando trabalho de casa, confiança e qualidade, embora continue a pecar na finalização.
Agora que não deixa de ser uma pena a equipa não desfrutar desse momento único do festejo do golo mais vezes, quando faz o mais difícil, que é fazer chegar a bola junto das balizas contrárias em condições de ser «empurrada» lá para dentro, lá isso não.
Ainda assim, o mais importante foi conseguido, a vitória e os três pontos.
Quanto ao Santana, para quem procura ficar entre os seis primeiros, tem ainda um longo caminho a percorrer.
O Árbitro Carlos Rodrigues provou que tecnicamente é, de facto, um dos nossos melhores árbitros. Disciplinarmente esteve igualmente muito bem. Os seus auxiliares, com um ou outro lapso, também estiveram em bom plano.
João Mendonça e Canilhas estiveram em bom plano na equipa da casa, mas Mário Amélio foi o elo mais forte. Voltou a realizar um grande jogo. Sempre bem posicionado, mandou e comandou a zona central do meio-campo, intransponível no jogo aéreo, foi o primeiro tampão do quarteto defensivo e quem deu sempre o primeiro «passo» na saída para o ataque. Boa surpresa.
Na equipa do Santana, Márcio e Rui Freixa (pese embora o terceiro golo sofrido por falta de atenção) não tiveram quem os acompanhasse numa boa exibição.

Joaquim Oliveira - RC Alentejo

9 comentários:

Anónimo disse...

axo que o zé belo tambem fez um grande jogo, e nao ta aqui referido. parabens ao corval

Anónimo disse...

Força rapazes, estamos a uma vitoria do 1º lugar....!

Anónimo disse...

Bom jogo.
Para quem pensar ou para quem tem a ideia de que esta equipa de Santano do Campo é "Pêra Doce", desenganem-se, luta até ao ultimo minuto, é bastante aguerrida, bem preparada fisicamente e com alguns jogadores interessantes técnicamente.
No entanto o Corval tem mais qualidade, outros argumentos, em suma, tem mais equipa.
No entanto e apesar do resultado positivo, o Corval se quiser ser um verdadeiro candidato á subida, tem que ter mais concentração, , mais confiança, ser mais "mandona", principalmente quando joga no seu terreno, e, muito mais eficaz na hora de atirar para golo.
Para já e graças á combinação de resultados que se têm verificado nas jornadas que já se diputaram, estão bem colocados, pena o empate em casa com as Alcáçovas.

O próximo jogo em Estremoz exige cuidados extras, muito mais concentração. Se for alcançado um bom resultado, (até o empate poderá servir) será sem dúvida um enorme alento para este inicio de campeonato.
Boa sorte.

João Carlos Silva

Anónimo disse...

Como bom jogador que se revela, Canilhas Nº4 voltou a brilhar neste último jogo! Parabéns

Anónimo disse...

A CCCorval é uma grande equipa.......Sábado esperamos mais uma grande vitória!

Anónimo disse...

Onde está o Roberto,nº16, pergunto eu?Tem feito jogos lastimáveis, um jogador que tem tudo para marcar 40 golos por época, para quem o viu jogar noutros tempos, é uma desilusão completa, sozinho, em condições normais, conseguia partir por completo uma defesa inteira,não há um jogador como ele neste campeonato e no entanto, entra nos jogos nervosissimo, grita, leva amarelos, falha golos atrás de golos,a garra é a unica coisa que este homem nunca perdeu, nesse aspecto dá gosto ve-lo a jogar, de resto!!!!!!!Por outro lado, ás vezes fico com a ideia,que pensa muito mais além o futebol do que o resto da equipa, o mesmo acontecia o ano passado com o Paulo bento,nem toda a equipa tem estofo suficiente para perceber como estes dois elementos por exemplo pensam o futebol,depois temos um Ricardo Vitorino,nº20 que tambem desapareceu, não percebo, um Bibiu,nº9 que corre, corre, ganha muitas bolas na frente, mas não causa desenquilibrios nenhum, finta, finta, mas não sai do mesmo sitio, um António,nº13 que com os pés até dá dó ver jogar, tácticamente é zero, falha muito na defesa, mas nota-se vontade e garra nele,ás vezes garra até de mais, por isso perder tanta bola e ser faltoso!!Este fim de semana, com o Estremoz,sinceramente não vejo hipoteses nenhumas de fazer um bom resultado e este ano pelo que tenho visto, não vejo hipotese de ficarem nos primeiros 6 lugares, há uma falta de ambição tão grande, pelo menos é o que passam cá para fora, a bola demora muito tempo a chegar aos avançados e quando chega são golos atrás de golos falhados,ninguem ganha campeonatos assim.
Em todo o caso, uma palavra para duas das novas caras do corval, Zé Belo e Mário Amélio, duas apostas muito bem ganhas e são jogadores que os outros clubes vão ter de dar muita atenção.
abraço e tudo de bom para o corval, tem tudo para ganhar este campeonato, mas querem jogar bem demais para este tipo de campeonato, com estas equipas que não sabem fazer um passe, mas sabem fazer golos e correm, correm, correm.....
abraço

Anónimo disse...

este comentário é muito bom, primeiro diz que o corval nao fica nos 6 primeiros, e depois diz que pode ser campeao.lol.

Beto nº16 disse...

Roberto,nº16

Boas CCC!!!
Epá sinceramente ñ sei o q dizer do comentário q m fizeram, ñ sei se a pessoa me tá a fazer uma critica má ou boa, ñ sei se a pessoa tá a puxar por mim, ou se me tá a querer destabilizar, ñ consigo perceber se gosta do clube ou ñ.....
no entanto há umas coisas q gostaria de comentar, ñ, eu ñ penso o futebol de maneira mais alem dos meus colegas, sou igual a tds...., se falou nos meus outros tempos de futebol é pq me conhece e se é assim sabe bem q ñ há ninguem mais exigente cmg e critico de mim do q eu proprio, para alem disso, a humildade é mt bonita e eu sei ver ou sentir qd jogo bem ou qd jogo mal, ñ tou no meu melhor momento, mas acho q a palavra lastimável será um pouco pesada,ñ? digo eu! ñ sei, até os melhores do mundo, passam por estas situações, qt mais eu.....estas fases ñ são eternas e pode ser q ainda o faça mudar de opinião....no curto espaço q ainda tenho esta época, mas agradeço o comentário, adoro criticas, boas ou más, o q interessa é as pessoas falarem de nós, quer dizer q gostam da pessoa ou q ela faz mal a mt gente, tal como a CCC tb faz mal a mt gente!!
qt ao pessoal q foi falado no mesmo comentário q eu,se calhar temos q dizer a este senhor pa vir vestir uns calções e nos vir explicar como é q se joga, ás tantas foi o Cristiano Ronaldo e eu tou pa`qui a falar assim.....
Ao meu pessoal todo,CCC, Sabado lá estaremos em Estremoz, pa dar o nosso melhor, no final fazemos as contas.....
PS:ao balneário, tenho q dizer obrigado, vocês sabem porquê!! e isto ñ seria a mesma coisa sem vocês, é mt grande esse balneário....fiquem bem,GANHAR!!!!!

Anónimo disse...

Pois!!!!!!!!!! este penúlimo comentário tem de tudo, menos coerência.
Meu amigo, primeiro que tudo tem que dar a cara, a critica/comentário anónimo deixa sem defesa quem lhe poderá dar justificações, no entanto deixe que lhe diga que de futebol, se é de futebol que estava a falar, o senhor não é grande entendido, o futebol normalmente joga-se com 11 jogadores por equipa de cada um dos lados, com a possibilidade de entrarem a substituir outros, mais três jogadores de cada uma das equipas, neste caso o que o senhor propõe, é que o Beto e o Paulo Bento jogassem sózinhos, pois bem meu amigo, nem o jogo poderia começar, não seria permitido pelo árbitro da partida. Concerteza que existem jogadores que fazem a diferença, mas não jogam sózinhos. Noutras circunstancias os que o senhor aponta, se pudessem treinar regularmente, certamente o fariam, no entanto isso não é possivel o que torna tudo mais dificil.
Por outro lado é um comentário que em nada abona em prol da motivação de uma equipa, o senhor já pensou o que é que os visados e os restantes jogadores da equipa irão pensar quando lerem tamanha alarvidade? pensarão certamente "o que é que eu ando aqui a fazer????", no entanto tenho a consciencia de que qualquer um dos elementos que constituem o plantel do Corval, tem um QI muito superior ao seu e nem lhe irão passar cartão.
Porque, meu caro amigo, só quem está presente todos os treinos da equipa, quem vive o bálneário por dentro, quem assiste a todos os jogos, é que sabe as razões daquilo que o senhor tanto questiona. Porém deixe-me dizer-lhe que este ano a equipa tem tido mais qualidade e empenho que nos anos anteriores, e não é como V. Ex.a diz (querem jogar bem demais para este tipo de campeonato.....), o senhor já viu alguma equipa que jogue mal, sagra-se campeã, ou subir de divisão, eu não!!!!!!!!!
Aconselho vivamente V. Ex.a a estar mais atento á equipa e a ser mais comedido nos seus comentários, pois por vezes pode ferir alguns sentimentos de quem ainda tem vontade de fazer alguma coisa e por outro lado a CCC dispensa muito bem a sua opinião quanto ao próximo jogo em Estremoz.
E já agora para ficar verde de raiva, também não me irei identificar.

Ass. Sócio e Adepto.