domingo, 21 de outubro de 2012

Assim é dificil...para não dizer impossivel...

Meus amigos, aquilo que vou escrever a seguir, não se trata de choradinhos, nem lamentações, mas sim algumas constatações que nos retiram a vontade de continuar a trabalhar...
Estamos com 3 jornadas apenas e á semalhança de épocas anteriores continuamos a sentir que alguém não quer o Corval no Distrital, pelo menos no topo da tabela classificativa...
Na 1.ª jornada, com o jogo empatado a uma bola, existe uma mão clarissima na area adversária que o arbitro deixou passar em claro, grande penalidade a nosso favor por marcar...resultado final 1 - 1, 2 pontos perdidos...
No passado fim de semana, em Mora, verdade que a nossa equipa não esteve bem, pois ofereceu um golo logo aos 20 minutos de jogo e depois nunca mais se encontrou. Depois de conseguir-mos o golo da igualdade, um nosso atleta foi escandalosamente derrubado dentra da area adversária, o Sr. arbitro devia estar a olhar para outro lado, pois não marcou...mas quase nas descontos já conseguiu ver uma falta cometida por um nosso jogador na nossa área e assinalou a marca dos 11 metros. Resultado final 2- 1 para o Mora, + 3 pontos perdidos.
Hoje foi a cereja no topo do Bolo, quando entrei no Balneário dos arbitros a entregar a ficha de jogo, a equipa de arbitragem comentava entre si que era um prazer entrar neste balneário pois cheirava sempre a limpo e deram-me os parabens pelas magnificas instalações que dispõem agora o nosso Parque Desportivo.
Começa o jogo e na primeira falta cometida pelo claudio canilhas, levou a mão ao bolso e cartão amarelo. A partir daqui eram os atletas da equipa adversária a fazerem faltas e a distribuir pau, como se costuma dizer e os nossos atletas a verem cartões amarelos, uns atrás dos outros, foram só 5, porque o claudio até podia ter sido expulso por acumulações de amarelos, mas talvez o sr arbitro tenha reconhecido que se excedeu logo nos primeiros minutos de jogo. Após o intervalo conseguimos finalmente marcar 1 golo, e que golo de Nuno Baleizão, só que o Aldeense empatou e quem marcou o golo, só o fez porque o assistente do lado dos bancos não o quis expulsar, pois minutos antes numa falta feia em frente ao nosso banco, o mesmo jogador, nem amarelo viu, foi apupado pelo publico, reagiu por varias vezes levando as mãos ás suas partes baixas, isto dá direito a vermelho directo, o assistente viu, que eu sei que viu e ele confidenciou-me que viu o gesto. Devia ter chamada o seu chefe de equipa e o jogador era expulso. Ironia do destino, minutos depois fazia o golo do empate, que viria a ser o resultado final, e vão mais 2 pontos perdidos. É claro que o Aldeense hoje, o Mora a semana passada e os Canaviais há 15 dias atrás não têm culpa destas situações. Queria ainda recordar, que esta mesma equipa de arbitragem, com este arbitro em chefe de equipa, há mais um meno atrás no nosso campo, o jogo era Corval - Faz. do Cortiço, conseguiu mostrar 2 cartões amarelos ao mesmo jogador e deixa-lo em campo e depois assinalou um penaltie contra nós já nos descontos, que deu o golo do empate.
Meus Amigos, não quero acreditar que alguém tenha dado instruções para que em casa de dúvidas se apite sempre contra a nossa equipa, mas começa a ser demais, é que já não é de vez em quando, mas sim em quase todos os jogos...
Eu até sei qual vai ser o resultado deste meu desabafo, porque até sei que muita gente o vai ler...Ai falastes, então daqui para a frente ainda vai ser pior...só que não sei se ainda se consegue fazer pior...
Meus Amigos, tenho quase 43 anos e há quase 20 que ano nestas andanças do futebol e há mais de 25 a trabalhar em prol do associativismo. Queria que refletissem sobre tudo o que escrevi e principalmete sobre as próximas linhas, pois queria que soubessem que trabalho diariamente em prol do meu clube em particular e do futebol em geral. Todos os dias ás 8 da manhã estou no Parque Desportivo com a Sra da Limpeza, marco presença em trodos os treinos das varias equipas, num total de 8 treinos por semana, passo quase todos os fins de semana a trabalhar no clube sem receber nada em troca, apenas o prazer de ver a Casa de Cultura de Corval.
Hoje no final do jogo disse á equipa de arbitragem que se não fosse o investimento que fizemos recentemente, hoje tinha sido o nosso ultimo jogo no Distrital e que amanhã comunicava a Associação a nossa desistência e quais os motivos.
Queria que refletissem, somos nós que pagamos para os srs arbitros andarem no futebol, pois sem o nosso dinheiro não havia arbitros a apitar jogos...Agora dizem-nos que se não pagarmos a quota associativa até ás 18h00 da terça-feira a seguir aos jogos, no próximo jogo em casa, não só não temos arbitros, como perdemos o jogos por 3 bolas a 0. No nosso caso a continuar assim, é melhor não pagarmos, porque já sabemos o resultado, mas pelo menos poupamos dinheiro.
Entendam o que quiserem meus amigos, não estou a chorar, nem a pedir nada, apenas vos quero dizer que começo a ficar farto de prejudicar a minha familia, para dar condições a quem nem faz a minima ideia do que nós trabalhamos para manter o futebol nas nossas terras em particular e no nosso distrito em geral...

Ass: Francisco Fialho, Presidente da Casa de Cultura de Corval

10 comentários:

Luís Godinho disse...

Caríssimo Ilustre Francisco Fialho,

Não sou de forma alguma adepto de comentar nestes espaços direccionados, e bem, para os clubes, mas lendo o seu artigo publicado ontem, vi-me no direito de dar a minha opinião e de forma alguma julgar quem quer que seja.

Sou árbitro de futebol à 11 anos, anos esses em que já vi, já fiz e já vivi muita coisa. Hoje deparo-me num patamar diferente a nível de arbitragem (3ª categoria nacional) mas não me esqueço das minhas bases e daqueles que contribuíram para que eu conseguisse crescer, tanto como homem e como árbitro (Árbitros, Jogadores, Dirigentes, Treinadores, Adeptos, etc) e nesse sentido vejo as suas palavras não de insinuação, mas sim de revolta e obviamente compreendo e aceito, pois é um direito que lhe assiste. Mas indo ao ponto do artigo que publicou, quero dizer-lhe que ainda bem que fez o investimento que fez, pois a C.C. Corval faz parte do desporto distrital e de maneira alguma pode desaparecer do paradigma do futebol distrital e nesse sentido o conselho que deixo é para que todos trabalhemos também na melhoria da arbitragem distrital, para que todos contribuamos na recruta de novos árbitros distritais, para que todos nós de alguma forma tentemos mudar o rumo da coisas, pois como você sabe, a arbitragem é o parente pobre do futebol e o respeito que é empregue na mesma é quase nulo, para não dizer nenhum.

Não queria abordar o tema do dinheiro, mas certamente terei que fazê-lo para também defender a minha classe, classe essa que muitas vezes é atacada e maior parte das pessoas não têm conhecimento de causa. Os árbitros do Conselho de Arbitragem da AFE, neste momento, o que recebem da AFE é igual ao que recebiam à cerca de 5 anos, isto para dizer o que, que os aumentos que os clubes sofrem por parte da AFE não é certamente para pagar aos árbitros e todos nós temos conhecimento do relatório de contas da AFE. Ainda vou mais longe, se não fosse a arbitragem remunerada, garanto-lhe que não haveria árbitros, porque ao contrario do dirigismo, do staff dos clubes, dos jogadores dos clubes e de outras funções no futebol, a arbitragem cada vez é mais mal tratada e eu já fui vitima disso mesmo, quando à 2 anos fui agredido e nos dias de hoje, cada vez mais aparecem noticias desse tipo por este pais fora.

Acho que acima de tudo se deve fazer uma reflexão sobre o comportamento de todos nós no futebol e quem tiver sentido de culpa e consciência pesada deve de alguma forma tentar mudar a forma de estar e de agir na vida.

Não sou nem quero ser um exemplo para ninguém, quero sim é ser respeitado e nesse sentido respeito quem me rodeia porque as pessoas esquecem-se que nós árbitros também treinamos semanalmente e damos muito tempo da nossa vida em prol desta nobre causa. Sei que é uma pessoa que já deu muito e continua a dar ao associativismo e neste caso concreto à C.C. Corval mas também dizer-lhe e da mesma forma que você o fez que durante a semana das 8h às 17h trabalho, e no que diz respeito à arbitragem 2ª treino, 3ª treino, 4ª faço planeamento de jogo do fim de semana que vêm, 5ª treino, 6ª actualizo-me nas leis de jogo, Sábado tenho um ou dois jogos e Domingo posso ter mais um ou dois jogos, ou seja, isto para dizer que não ando na arbitragem, eu e muitos outros, com o intuito de ganhar o dinheiro e pronto, não, também como você deixo a minha família para 2º plano e dou o corpo ao manifesto, salvo seja, para já nem falar das funções que desempenho no Núcleo de Árbitros de Futebol da Zona dos Mármores e o tempo que me retira.

Amigo Fialho isto daria uma conversa de horas, pode ser que um dia vá ao novo complexo desporto de Corval e que conversemos seriamente sobre isto e muito mais. Não fiz este comentário para apontar o dedo a ninguém, nem muito menos para defender algo, fiz sim para exprimir a minha opinião e nesse sentido passar um lado da arbitragem que é desconhecido por muitos.

Com os os melhores cumprimentos,

Luís Godinho

Joao Bartolomeu disse...

É por isto que me orgulho do presidente do meu clube.... Obrigado por tudo Presidente.
Um abraço

Pedro Cabral disse...

Sr. Presidente concordo em 100% com tudo o que diz e sei bem o que deve ser viver com isto sacrificando-se todos os dias e a toda a hora em prol do clube. Depois ver coisas como as que nos tem acontecido não é nada fácil agueantar. Prometo-lhe em menu nome e com toda a certeza em nome dos meus colegas que tudo iremos fazer para lhe voltar a dar alegrias e vontade de continuar. Temos que ser nós a lutar contra tudo e todos. Aqueles que só nos valorizam quando vencemos e nos dão pancadinhas esses podem nem sequer lá ir. Estou á pouco tempo no clube mas, já aprendi a gostar do mesmo. Um abraço.

Baleizao5 disse...

C.C.CORVAL contra tudo e todos, vamos conseguir superar!!!! Um abraço Sr. Presidente, estamos consigo!

Anónimo disse...

Roberto Cachaço

Em 1º lugar, quero deixar a minha força a toda a equipa, mostrar tb a minha revolta, o q o presidente fez, ñ foi um desabafo apenas deste jogo, ainda me lembro de há 4 anos atrás, a CCC foi jogar ao Rosário, onde nos anularam um golo limpo, estavamos empatados 1-1, nos descontos, á um jogador do rosário q chuta, a bola bate na trave, atenção q ñ tinhamos qq jogador perto da baliza para além do guarda redes e por incrivel q pareça, o sr árbitro marcou penalti por mão na bola, ñ perceberam?pois, nós tb ñ......e continua continua, ao fim de 4 anos para cá!!!
ao sr Luis Godinho, vou dizer o seguinte, já vi srs árbitros em q qd a casa de cultura vai jogar fora, são apertados de tal maneira pelos adeptos, até mesmo por jogadores das outras equipas q qd tem de puxar pelo cartão pensam 2 vezes e o cartão fica no bolso,mesmo á minha frente já assisti o arbitro a ir buscar o cartão, o jogador virar-se pa ele, dizer-lhe, experimenta a mostrar cartão, experimenta....sabe onde ficou o cartão, no bolso claro!!! já para nós é a distribuir fruta, na casa de cultura somos mt pacatos, vamos apenas pa ir jogar á bola e "tentar" ganhar jogos, por isso saimos sempre a perder, ñ temos maldade nenhuma......, depois temos o srs árbitros, q ainda nem sequer lhe cresceram a barba, q são arrogantes como tudo!!!e depois temos os árbitros como o 1º q apanhamos em q tds os jogadores da outra equipa o tratavam por "tu", tinham andado com ele á escola com certeza, eu fiz questão de lhe fazer ver isso no fim do jogo, as leis estão sempre do lado dos arbitros, por isso só tem de fazer o vosso trabalho sem medos e tentarem ser JUSTOS, acho bem q sejam remunerados, mas acho q ñ há uma equipa q pague mais q a outra, portanto, sejam JUSTOS!!!

João e Pedro
Vocês falaram praticamente em nome de toda a equipa, aprenderam a gostar do clube, orgulham-se da camisola q vestem, percebem pq sou maluco ao ponto de fazer 300 kms pa ir apenas jogar á bola!!!?
esse Sr de quem falam, bem, nem me atrevo a comentar, apenas dizer q em dias de jogos se ele ñ poder ir, nem banderolas tens no campo....somos uns priviligiados por o termos conosco, ele é a CCC, ñ disistas, ouvistes!!?
Equipa técnica, quero tb deixar uma msg de força, a esta hora poderão estar a questionar-se sobre tudo, pois eu quero q saibam, q tds acreditamos no vosso trabalho, nem sequer ponham isso em causa, temos q nos mentalizar q nos faz falta aquilo q escrevi no facebook antes deste ultimo jogo e depois jogar contra 15 ñ é fácil, mas como o Pedro disse na msg antes desta, é possivel!!!
Balé, em particular, a ti nem sequer me atrevo a deixar comentários...sabes o q penso, acredita, força, pulso forte!!!
termino com a mesma frase do Pedro, " Aqueles que só nos valorizam quando vencemos e nos dão pancadinhas esses podem nem sequer lá ir.".....

ABRAÇO A TDS, vontade, saudades e o querer de me juntar a vocês o mais rápido possivel...ainda dou em maluco...., é complicado e sei q vocês entendem!!!

FORÇA CCC

Anónimo disse...

"...Ainda vou mais longe, se não fosse a arbitragem remunerada, garanto-lhe que não haveria árbitros,porque ao contrario do dirigismo, do staff dos clubes, dos jogadores dos clubes e de outras funções no futebol, a arbitragem cada vez é mais mal tratada..."

Confesso que não percebi esta parte.
Não se importaria de clarificar Sr. Luís Godinho?

Para mim esses beneficiados que aponta estão longe de o ser. A começar nas dificuldades que a crise actual acarreta, mais as inventadas por um organismo (a Associação de Futebol) que deveria ser um factor de resolução dos problemas, mas ao invés é a grande fonte dos ditos, com dirigentes arrogantes e insensíveis, que tomam decisões de índole fascista.

Se exceptuarmos estes (que espero tenham uma passagem fugaz pela associação)o sector da arbitragem é claramente o sector mais fraco do futebol distrital, e enquanto os próprios não assumirem isso, nunca vai melhorar. Não quero com isto dizer que seja fácil apitar um jogo no distrital, longe disso,mas se fossem mais humildes, não fossem para o campo com espírito persecutório (Sim, é verdade!), até a "falta de jeito" era perdoável.

Manel

Anónimo disse...

dizer que sim o corval foi prejudicado em diversos lance com o aldeense mas em nenhum que tivesse influencia directa no resultado, ou seja, não lhe tiraram penaltis nem foras de jogo por exempo. depois dizer que o golo do corval apesar de ter sido bonito de se ver foi obviamente pura sorte, o jogador ia cruzar e por felicidade a bola entrou, depois dizer tambem que o corval com o plantel de qualidade que tem, com o factor casa e ralva a seu favor deveria ter era ganho por 3 ou 4 a essa equipa do aldeense que certamente vai acabar nos 5 ultimos lugares, ou seja ou arbitros nao tiveram bem mas o corval apesar de ter mais bola pouco perigo criou. depois dizer tambem que o pedro cartaxo apesar de ter falhado um golo é claramente o vosso melhor atacante, cabral e bartolomeu até podem gostar muitp do clube como dizem mas na minha opiniºao tem que mostrar muito mais em campo.quero tambem dizer ao chico para nunca desistir porque faz falta ao corval e ao futebol, é um grande homem. dizer tambem que o corval se melhorar o seu jogo e com arbitragens justas tem claramente plantel para lutar pelo podio.
ainda so foram 3 jogo falata mesmo muito campeonato, tem condiçoes para muito mais, os resultados vao surgir. boa sorte a todos e que ganhem ja o proximo jogo.

A.F.

Joao bartolomeu disse...

Oh A.F. Mete lá o nome todo ou vem criticar me assim cara-a-cara porque tu ve-se mesmo que não deves andar na bola ou andas de olhos tapadinhos, sim porque não houve casos directos mas o que se passou enervou uma equipa que ganhar por 3 ou 4 como tu disseste...e digo te mais se a ideia terem só jogadores do corval então borá lá, pq voces dao-nos pancadinhas nas costas mas por traz criticam-nos...as vezes penso que e pura inveja mas tambem n sei do que...e só para te te amagares eu e o Cabral temos um golo cada inclusive o do Cabral vale um ponto, em relação ao cartaxosim tem muito valor e é sem duvida dos melhores jogadores desta equipa...quanto ao golo ser pura sorte o do aldeense fui pura que?

Mr. Deane disse...

Hoje em dia, cada vez mais se vê erros na arbitragem. Porquê? Porque na atualidade são os próprios jogadores que tentam enganar os árbitros. Hoje em dia os árbitros dentro de campo pensam e andam sempre desconfiados que os estão a enganar, o que nem sempre acontece.
Devido a esta desconfiança, os árbitros sentem mais pressão porque nao querem errar e, juntamente com os nomes e criticas que ouvem da bancada dão origem a certas faltas de atenção que muitas vezes podem prejudicar o resultado do jogo.
Os jogadores também têm a culpa porque há 30 anos atrás havia fair play e ninguem tentava enganar o árbitro, hoje os jogadores tentam enganar, saltam para a piscina e o "fair play é uma treta".


Na minha opinião há muitas conversas que os árbitros deixam sair cá para fora que nao deviam deixar. Como sabem, "´sabe-se sempre tudo". (jogadores marcados, etc)

Em relação a resultados, a meu ver as equipas têm de estar preparadas para alguns erros da arbitragem, são seres humanos e falham.
É claro que há jogos em que a arbitragem consegue ter um papel decisivo no resultado do jogo, e aí não ha nada a fazer. (Mas não são muitos)
As equipas têm de estar preparadas para isso. Em vez de marcarem 1 golo, têm de marcar 2. Em vez de se desconcentrarem com os árbitros/equipa adversária, devem unir-se e concentrarem-se no jogo, apoiando sempre os colegas.

Vamos deixar os árbitros fazerem o trabalho deles e vamos fazer o nosso.
No final fazemos as contas.


Bem hajam!!!

Anónimo disse...

bem falado...